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Mega Assinatura traz praticidade para assinar documentos no MegaAdmWEB

Os usuários do sistema MegaAdmWEB contam a partir de agora com a Mega Assinatura, um recurso que permite a assinatura digital de documentos diretamente no sistema, sem a necessidade de impressão, escaneamento ou uso de plataformas externas. Com ela, os servidores podem validar documentos de forma prática, segura e com validade interna, otimizando os fluxos administrativos dos municípios.

O novo recurso de assinatura digital foi desenvolvido pela Megasoft e é totalmente integrado ao sistema. A funcionalidade traz ainda mais praticidade, economia e segurança para que a transformação digital na gestão pública continue avançando. A Mega Assinatura poderá ser utilizada em qualquer documento que esteja vinculado a cadastros do sistema e disponível na tela de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que é parte do Painel de Controle, módulo já habilitado para todos os clientes por padrão. Isso significa que qualquer documento anexado ao sistema — de qualquer módulo — pode ser assinado digitalmente por meio da Mega Assinatura.

Certificação digital

A principal vantagem da Mega Assinatura é que não necessita de certificação digital. Ela foi criada justamente para eliminar a exigência de certificados digitais em situações em que a validade jurídica é necessária apenas dentro do município. Com isso, os servidores podem assinar documentos de forma segura, sem custo adicional e sem depender da emissão ou renovação de certificados individuais.

No entanto, é importante observar que a Mega Assinatura não é válida para envios para órgãos externos, como Colare, eSocial, EFD-Reinf ou outros sistemas que exigem certificação. Para essas situações, o sistema continua oferecendo suporte à assinatura com Certificado Digital.

Como ativar

Para utilizar a Mega Assinatura, é necessário o usuário ativar a autenticação em dois fatores no sistema. Com a autenticação habilitada, o processo de assinatura é realizado na tela de GED:

  1. Encontre o anexo que deseja assinar;
  2. Clique em “Assinar Digitalmente”;
  3. Selecione a opção “Mega Assinatura”;
  4. Insira o código temporário gerado pelo aplicativo de autenticação; e pronto!

Todas as assinaturas realizadas com a Mega Assinatura podem ser validadas diretamente no Portal de Serviços, na opção Serviços ao Cidadão em “Autenticar Assinatura de Documentos”. Basta anexar o arquivo assinado para consultar os dados da assinatura. Caso a assinatura seja válida uma mensagem será exibida na tela: Assinatura do documento autêntica. 

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