A cada novo ano letivo, as unidades escolares precisam atualizar suas informações no site do Educacenso, o principal levantamento estatístico da educação básica no Brasil. Realizado através do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira) o censo escolar registra dados sobre alunos, turmas, professores e gestores escolares, e serve como base para a distribuição de recursos e verbas governamentais aos estados e municípios, entre outros benefícios.
Como o Megaeduca falicita isso?
O processo de atualização dessas informações exige tempo, atenção e deve ser realizado dentro de prazos estabelecidos, o que pode gerar lentidão quando feito de forma manual. Com isso em mente, o Megaeduca oferece, a cada ano, uma solução prática e eficiente para facilitar esse trabalho. Por meio do nosso sistema, é possível agilizar o envio das informações para o Censo Escolar, reduzindo o tempo gasto e minimizando erros.
No Megaeduca, os dados são reunidos e enviados de forma coletiva ao site do Educacenso e esse manejo é realizado pelo multiplicador do município por meio da orientação do nosso suporte. Em seguida, o portal do Censo retorna com os apontamentos necessários para ajustes, a fim de garantir que as informações estejam corretas e completas. Esse processo de correção das inconsistências é realizado até que o arquivo esteja totalmente compatível com as exigências do layout de exportação.
É importante destacar que, apesar de a tecnologia facilitar o processo, o envolvimento da equipe escolar continua sendo fundamental principalmente no quesito conferência dos dados migrados através dos relatórios que são disponibilizados. O sistema não substitui o papel dos profissionais da escola, mas sim os apoia, tornando o processo mais ágil e menos suscetível a falhas.
Por fim, a funcionalidade mantém a mesma seriedade e cuidado que as escolas já adotam todos os anos, mas agora com o apoio da tecnologia do Megaeduca, trazendo mais praticidade, agilidade e segurança para lidar com as exigências do Censo Escolar.
Comentários estão desabilitados.