Ex-presidente da OAB e painel sobre candidaturas laranjas são destaque no Webinário

PUBLICADA EM 11/08/2020 ÀS 20h11

Webinário debateu a importância da transparência pública, o impacto que as redes sociais nas eleições e a sub representação feminina

Com debates sobre Transparência e Democracia, Candidaturas Laranjas e o Impacto das Mídias Digitais, o segundo dia do Mega Webinário de Direito Eleitoral da Academia Megasoft aconteceu, na manhã desta terça-feira (11), dia do advogado e dos demais servidores do Direito.

Todos os participantes dos três painéis do segundo dia do evento foram juristas e advogados renomados da área, como o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que debateu com o advogado eleitoralista Leon Safatle o impacto das mídias digitais e redes sociais em meio à pandemia.

O destaque do tema foi o impacto que as redes sociais já tiveram nas eleições de 2008, nos Estados Unidos, quando o ex-presidente Barack Obama foi eleito com a ajuda da internet. Marcus, inclusive, enfatizou que, se naquele ano já havia impacto, 12 anos depois a tecnologia é ainda mais fundamental para a democracia.

 

Juristas
Duas juristas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins e do Ceará, Ângela Haonat e Kamille Castro, respectivamente. As juízas participaram de painéis diferentes: Kamille no painel sobre a transparência e democracia e a magistrada tocantinense no painel sobre as famosas “Candidaturas Laranjas”.

A abertura do dia foi com o painel sobre transparência eleitoral que, além da magistrada, teve a participação do doutor em Direito do Estado, Daniel Falcão, e do presidente da Comissão Nacional de Direito Eleitoral da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Carlos Carvalho Rocha.

Painel que destacou a importância que a transparência pública teve após as questões judiciais famosas dos últimos anos.

 

Candituras Laranjas
O terceiro painel do dia foi sobre as “Candidaturas Laranjas”, que a magistrada do TRE-TO Ângela Morais participou com a procuradora-geral da Câmara de Luziânia, Thais Moraes, e com a secretária-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Gabriella Rollemberg.

Tema debatido por mulheres e com impacto nas eleições femininas. É o que debateram as painelistas, que reiteraram a importância que a mulher tem na sociedade e a capacidade que elas têm para assumir os cargos que elas queiram ocupar, não como esposa de político. “Queremos dar destaque para as mulheres estejam aptas para trabalhar com a política”, comentou Rollemberg.

 

Último dia
Amanhã, a partir das 09 horas, começa o último dia Mega Webinário de Direito Eleitoral, com a participação do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves e do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Nacional, Eduardo Damian, além do jornalista e apresentador da TV Record Brasília Matheus Ribeiro.

Eles estarão divididos em três painéis:
+ os Desafios da Justiça Eleitoral nas Campanhas Digitais, às 09 horas;
+ Democracia e Fake News, A Guerra da Desinformação, às 10 horas;
+ e Condutas Vedadas e o Atual Momento Mrasileiro, que será o painel de encerramento, às 11 horas.

Mais notícias

  • 17

    Set

    Veja a Cartilha de Propaganda Eleitoral produzida pela Megasoft e Dr Leon Safatle

    Regras e recomendações para propaganda eleitoral no ano de 2020.As orientações contidas nesta cartilha são um resumo prático da legislação relacionada à propaganda eleitoral, conforme a Lei n. 9.504/...

    Ler mais
  • 14

    Ago

    [ Notícia OAB-GO ] Impacto das Mídias Sociais nas Eleições é tema de WEBINÁRIO com Participação da OAB-GO

    Veja a Notícia Publicada no Site da OAB Goiás dia 14/08/2020 às 14:00 sobre o Nosso Webinário Nacional de Direito Eleitoral 2020.Matéria na íntegra:A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goi...

    Ler mais
  • 12

    Ago

    Ex-ministro do TSE defende diz que candidatos precisam repensar o “olho no olho”

    A tecnologia foi destaque do último dia do Webinário de Direito Eleitoral da Academia MegasoftEm meio à pandemia de Covid-19, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves disse q...

    Ler mais