Ideb: Goiás é o único estado a atingir meta para o ensino médio

PUBLICADA EM 09/10/2020 ÀS 12h03

Softwares da Megasoft são utilizados em seis das principais cidades que tiveram a maior média do Estado

A educação, que é tão debatida no País, vem sendo amplamente discutida e melhorada. Em 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que Goiás foi o único estado da federação a atingir a meta individual para o Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi de 4,5. O valor representa um avanço de 0,5 ponto se comparado aos resultados de 2017.

Para a superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Osvany Gundim, os resultados obtidos “são dados que fomentam e conduzem a construção de políticas públicas direcionadas ao avanço da qualidade da Educação Básica”. E, sobre isso, é necessário destacar que a tecnologia é um dos principais serviços base para que o avanço ocorra.

A Megasoft Informática está presente em cinco das cidades que melhores aparecem no ranking do Ideb de 2019: Anicuns, Mossâmedes, Santa Rita do Novo Destino, Corumbaíba e Barro Alto. “Nós fornecemos uma ferramenta online de gestão escolar que é capaz de organizar e controlar áreas, processos e aspectos para uma boa administração escolar. O Megaeduca tem como diferencial o Diário Eletrônico. Ele possibilita uma convergência entre professores, coordenadores, a escola e a Secretaria de Educação. Através dele, o professor elabora o plano de aula online e tem ao seu alcance a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). É por esse sistema que é possível acessar o plano de aula, corrigi-lo e avaliá-lo de forma online, o que otimiza as aulas e a qualidade da educação”, diz Amarilcio Corbiniano Pereira, coordenador do Módulo de Educação da Megasoft.

O que é o Ideb
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Você já conhece o sistema para educação da Megasoft?

Uma ferramenta online de gestão escolar completa capaz de organizar e controlar todas as áreas, processos e aspectos determinantes para uma boa administração da Escola Pública Municipal. Ele gerencia as rotinas administrativas das secretarias escolares em conjunto com o diário eletrônico, integrando assim todas as escolas municipais à Secretaria Municipal de Educação.

Saiba mais em:
https://www.megasoft.com.br/sistemas/portal-megaeduca

 

Mais notícias

  • 12

    Maio

    [ SAIU NA IMPRENSA ] O Jornal Diário da Manhã publicou matéria sobre o Ranking da Transparência do TCM-GO mostrando que 9 das 13 prefeituras nota 100 são clientes Megasoft.

    13 prefeituras alcançam nota máxima no Ranking da Transparência 2021. Este foi o título da matéria publicada no site do Jornal Diário da Manhã no dia 9 de maio de 2022 às 10:02, onde explica também qu...

    Ler mais
  • 10

    Maio

    Abertas as inscrições para o evento gratuito e presencial Tudo sobre a 2ª Fase do eSocial que será realizado dia 19/05 em Goiânia e 24/05 em Palmas.

    [ LOTADO ] Atenção clientes Megasoft que atuam no setor de Recursos Humanos de órgãos públicos municipais, todos nós já sabemos que a data de entrega da 2ª Fase do eSocial foi prorrogada para o mês de...

    Ler mais
  • 28

    Abr

    9 das 13 prefeituras goianas com nota máxima no Ranking da Transparência do TCM-GO são clientes Megasoft.

    O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, TCM-GO, divulgou no dia 26 de abril de 2022 o relatório contendo a avaliação dos Portais de Transparência Municipais que tratam do cumprimento (...

    Ler mais