Importância da transparência pública é destaque no Webinário Especial do Dia do Servidor Público

PUBLICADA EM 30/10/2020 ÀS 12h06

Em homenagem à semana do servidor público, a Academia Megasoft convidou palestrantes de importantes áreas para debater o funcionalismo público

A transparência pública e a importância dos portais da transparência para os gestores públicos, ainda mais em ano eleitoral, é algo que os municípios precisam ficar atentos, tanto na prestação de contas, quanto no meio de prestar a informação adequada para a população. Isso diminui a possibilidade das informações serem utilizadas de forma incorreta, incorrendo na disseminação de uma Fake News.

Esse foi um dos temas abordado no Webinário Especial do Dia do Servidor Público, que a Academia Megasoft realizou nesta quinta-feira (29), durante todo o dia para instruir e parabenizar todos os servidores públicos dos municípios parceiros da empresa.

O evento totalmente gratuito e transmitido pelos canais da Megasoft. Além da palestra sobre transparência, ministrada pelo diretor da NúcleoGov, Barnabé Neto, outros quatro palestrantes participaram do Webinário para tratar sobre a área tributária municipal, recursos humanos, a cotação conforme as regras dos tribunais de contas e execução orçamentária.

Perdeu o Webinário?

Assista agora nos links abaixo:

PARTE 1:
Link INTRODUÇÃO
Link PALESTRA 1 Sobre Transparência Com Barnabé Neto da NúcleoGOV
Link PALESTRA 2 Sobre Arrecadação Municipal Com Dra Anna Advogada Tributarista

Barnabé, que abriu o dia de palestras, comentou a importância da transparência pública municipal que, segundo ele, ganhou ainda mais importância neste período de pandemia que, em conjunto com as eleições municipais, tornaram as prefeituras mais visadas pelo cidadão que busca informações sobre o que está acontecendo com os recursos municipais. “A partir de 2018, com a atualização dos rankings da transparência pelos ministérios públicos, os municípios começaram a atender as regras da transparência pública que foram ganhando ainda mais influência durante o período eleitoral, que aumentou neste período, como uma forma da população fiscalizar o serviço público por meio destas ferramentas”, explicou.

Neste sentido, Barnabé reiterou a importância dos municípios utilizarem as redes de forma correta, para informar, auxiliar e facilitar a interpretação dos dados publicados no portal da transparência a fim de ajudar o cidadão e o jornalista acessarem os documentos, já que uma má interpretação pode ser feita voluntariamente, por meio das fake news, ou involuntariamente. “É muito comum isolar alguns dados, que não têm uma interpretação correta, e usam estes dados de forma incorreta. Neste sentido há uma grande necessidade dos portais da transparência terem uma linguagem de fácil interpretação da população, que é quem faz o controle destas informações”, comentou.

A palestra que encerrou o período matutino foi da advogada tributarista Anna Karolinne Freire, que explicou a importância do contador público em se atualizar sobre as novas jurisdições sobre o campo tributário, que são atualizadas a cada nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o fisco municipal precisa estar atento, já que nossa realidade muda constantemente e nem sempre está elencado nos serviços.

Perdeu o Webinário?

Assista agora nos links abaixo:

PARTE 2:
Link PALESTRA 3 Sobre RH Com Rubens Pires da Conprev
Link PALESTRA 4 Sobre Cotações para Compras Com Prof Marcos Roberto MR Treinamentos
Link PALESTRA 5 Sobre Controle Interno Com Prof Luís Eduardo do TCM/GO

Mais conhecimento

No período da tarde a Megasoft contou com três participantes: Rubens Pires, que falou sobre a importância do Recursos Humanos para as prefeituras; o professor Marcos Roberto abordou como devem ser realizadas as cotações ao fazer as compras do município e o auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Luis Eduardo, abordou diversos temas sobre a prestação de contas dos gestores municipais.

Foi uma série de temas sobre todas as áreas da Gestão Pública que a Megasoft fez questão de trazer para o Webinário Especial do Dia do Servidor Público, que foi uma homenagem da empresa para todos os servidores públicos dos municípios parceiros.

De acordo com o Diretor Comercial e Jurídico da Megasoft, Erivelton Melo, a empresa tem um grande histórico de atuação e de realização de eventos presenciais para comemorar as datas importantes para os servidores públicos municipais, porém, em meio à pandemia de COVID-19, o meio digital é o melhor meio de trazer novidades para os colaboradores parceiros. “Em um dia nós trouxemos palestrantes de áreas que vão desde a cotação para a compra de materiais para os municípios até a transparência pública que, é transmitida no portal da transparência”, explicou o diretor.

Ele também reiterou a importância da realização destes eventos, para trazer novidades e manter os servidores públicos sempre atualizados sobre as novidades que estão acontecendo em todas as áreas.

Confira algumas fotos do evento:

Mais notícias

  • 12

    Maio

    [ SAIU NA IMPRENSA ] O Jornal Diário da Manhã publicou matéria sobre o Ranking da Transparência do TCM-GO mostrando que 9 das 13 prefeituras nota 100 são clientes Megasoft.

    13 prefeituras alcançam nota máxima no Ranking da Transparência 2021. Este foi o título da matéria publicada no site do Jornal Diário da Manhã no dia 9 de maio de 2022 às 10:02, onde explica também qu...

    Ler mais
  • 10

    Maio

    Abertas as inscrições para o evento gratuito e presencial Tudo sobre a 2ª Fase do eSocial que será realizado dia 19/05 em Goiânia e 24/05 em Palmas.

    [ LOTADO ] Atenção clientes Megasoft que atuam no setor de Recursos Humanos de órgãos públicos municipais, todos nós já sabemos que a data de entrega da 2ª Fase do eSocial foi prorrogada para o mês de...

    Ler mais
  • 28

    Abr

    9 das 13 prefeituras goianas com nota máxima no Ranking da Transparência do TCM-GO são clientes Megasoft.

    O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, TCM-GO, divulgou no dia 26 de abril de 2022 o relatório contendo a avaliação dos Portais de Transparência Municipais que tratam do cumprimento (...

    Ler mais