Você sabia que a D-e ISS pode facilitar a rotina da prefeitura e ainda aumentar a qualidade da arrecadação do município?
A fiscalização do ISS ainda é um grande desafio para muitas prefeituras: falta de informações, processos manuais e contribuintes que não conseguem declarar com facilidade, gerando perda de arrecadação e prejudicando a transparência da administração. Isso deixa a prefeitura mais vulnerável a erros e questionamentos.
Sabendo como é desgastante lidar diariamente com esses desafios, o Módulo de Arrecadação do MegaAdmWEB disponibiliza a D-e ISS, uma funcionalidade que centraliza as informações necessárias para as declarações de ISS e oferece total controle, de forma prática e rápida, tanto para a prefeitura quanto para o contribuinte.
Os municípios que já utilizam a D-e ISS relatam maior eficiência na arrecadação e, principalmente, redução de erros nesse processo tão relevante. Mas, afinal, o que é a D-e ISS?
O que é a D-e ISS?
A Declaração Eletrônica do ISS é a forma pela qual as empresas, de outros municípios, declaram os serviços prestados em uma cidade diferente daquela em que estão estabelecidas.
O processo acontece dentro do portal da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Nele, o contribuinte informa os dados da nota fiscal referente ao serviço prestado e, com base no item de serviços, o valor do imposto é calculado automaticamente. A solicitação é enviada ao Setor de Arrecadação do município, que avalia o registro e gera, de forma simples e rápida, o boleto referente à declaração.
Para a prefeitura, a função da D-e ISS é uma ferramenta prática de controle, arrecadação e fiscalização. Para o contribuinte, facilita o cumprimento do compromisso fiscal, evita burocracias e ainda reduz os erros no recolhimento do imposto.
Como funciona a D-e ISS no MegaAdmWEB?
Todas as etapas do processo são facilmente localizadas dentro do sistema MegaAdmWEB. Confira abaixo:
Na tela 1366 – Painel Administrativo, estão disponíveis todas as ações para o gerenciamento das declarações. Na aba D-e ISS, o sistema exibe todas as declarações enviadas e seus respectivos status.
Ao acessar uma declaração com status “Aguardando Homologação”, o agente arrecadador é redirecionado automaticamente para a tela 1398 – Declaração Eletrônica de ISS (D-e ISS), onde é possível conferir todos os dados informados pelo contribuinte, incluindo a NFS-e anexada para comparação, e então autorizar ou negar a homologação.
Se homologada, o sistema retorna para a tela 1366, onde também é permitido gerar as DUAMs referentes ao mês de competência. Uma vez gerado o DUAM, o contribuinte é informado pelo sistema de notas e por e-mail para realizar o pagamento.
Viu só como é fácil? Essa praticidade beneficia a prefeitura, que ganha mais agilidade e controle sobre sua arrecadação, e também o contribuinte, que encontra um processo simples, seguro e transparente para cumprir suas obrigações fiscais.
Não deixe a burocracia atrapalhar a arrecadação do seu município. Comece hoje mesmo a utilizar a D-e ISS no Módulo de Arrecadação da Megasoft e veja como a gestão tributária pode ser mais simples, ágil e eficiente. Saiba mais acessando os nossos tutoriais na Academia Megasoft.
Comentários estão desabilitados.